Esse é um recurso pessoalmente muito especial para mim. Sou descendente dos povos Kaingang.
Não foi tão simples descobrir sobre essa ancestralidade. Nem foi simples aceitá-la, em um mundo tão eurocêntrico, que na maioria das vezes só valoriza o que vem de fora.
Quando eu estava na faculdade, fazendo uma matéria sobre diversidade, me deparei com minhas origens indígenas e busquei mais informações. Cresci ouvindo minha avó dizendo coisas como "somos filhos de índio", "temos sangue de bugre", mas nada disso era falado com orgulho. Não se ouvia coisas boas sobre os indígenas nessa época. No contexto educacional em que eu cresci, também. Sempre via as figuras estereotipadas e a comemoração do "dia do índio" era colocando um cocar na cabeça, cantando "1, 2, 3 indiozinhos" e pulando de um lado para o outro batendo na boca. Na época era o que se sabia. Hoje não.
Para meu trabalho de conclusão de curso da pós em Educação Transformadora, criei um projeto onde pudesse apresentar minhas origens para meus alunos. Criei um paradidático que eles mesmo ilustraram, e um material para pesquisa com alimentos típicos e animais na língua Kaingang (que possui variações).
Esse material está disponível CLICANDO AQUI.
Além desse material, eu ensinei meus alunos uma espécie de trançado semelhante aos que o povo Kaingang faz para seus artesanatos. É bem fácil de fazer e as crianças gostam bastante! Outra dica é contar a lenda dos irmãos Kamé e Kanhru, que derão origem aos dois clãs importantes para o povo Kaingang. O vídeo com a lenda estará logo abaixo!
Abaixo, deixo alguns vídeos que assisti para minha pesquisa, que podem ajudar vocês a conhecer mais sobre essa cultura e passar para os alunos!
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